Pages

Thursday, October 22, 2009

I am what you have made me*

Hoje o acordar foi ríspido. Foi como me saudaste; com cobras e lagartos. E recomeça. Estou farta de estratagemas mentais. Estou cansada. Faço-o desde pequena, tornou-se um hábito. E quando as pessoas perguntam Mas para quê essa necessidade de estares sempre a justificar tudo??, pois, isso vem de ti. De crescer contigo. Viver com pessoas de Direito não é fácil. A minha casa é o banco dos réus. Não tenho direito a ter advogado que meta água na fervura. Tenho de fazer a minha própria defesa. E isso deixa-me esgotada. Ter de responder porque sim e porque não, porque é que ocorreu e porque é que não se passou, saber na ponta da língua onde se esteve no dia x ou y, guardar incessantemente todos os factos e nunca os colocar em prateleiras de difícil acesso. Depois chamam-me rancorosa. Dizem que sou pouco afectuosa contigo e que estou sempre disposta a ripostar e a contra-argumentar até por meia dúzia de feijões. Mas é assim mesmo; isso faz parte da educação implícita que me passaste.

.
*Estella, Great Expectations, Charles Dickens

No comments: