Pages

Friday, February 10, 2006

Os pauliteiros

Estou totalmente de acordo em preservar as nossas tradições, manter viva a essência rústica de Portugal, yadda yadda yadda... Mas será que queremos realmente que os turistas tomem conhecimento da dança dos pauliteiros? É que a me ver aquilo passa uma imagem um pouco... amaricada... Bom, mas para evitar acusações de deturpar o que quer que seja, vamos observar de perto a dita da "tradição":

Definição do dicionário de língua portuguesa:

Pauliteiro - indivíduo que toma parte na dança dos paulitos

Paulitos - Pedaço redondo de madeira que serve de fito em certos jogos, cada um dos paus usados na célebre dança dos paulitos (De pau x palito) - ora, isto não pode ser bom!

Todos sabem que na nossa linguagem popular "pau" e "palito" não são vocábulos que ficam muito bem juntos... Prossigamos:

A origem: "As famosas danças dos Pauliteiros de Miranda são uma vaga reminiscência das danças pírricas dos guerreiros da Grécia antiga. Imprevista, variada e colorida, a coreografia exige grande destreza dos dançarinos. É, na verdade, uma dança essencialmente guerreira e a sua origem não é certamente nova. Ela é tão velha como o Homem na Península Ibérica.Em mangas de camisa oito homens rudes trazem flores nos chapéus de largas abas, nas costas e nos ombros, encanastrados, fitas de várias cores berrantes. Cada uma representa uma flôr: a vermelha, uma rosa, a azul, uma violeta, a branca, uma açucena e a amarela representa o rei. Em cada mão um pau grosso como cabo de martelo, curto como batuta. Avançam, como se caminhassem em campo vasto, à frente de um exército e a dança rompe num arranco de corações em fogo."

(Alguém se lembrou daquele filme da treta, o "Alexandre", com o Colin Farrell (aquele em que a maioria dos gajos são gays), ou fui só eu?)

A indumentária: neste ponto acho que cada item fala por si e se expõe em toda a sua gaycidade, senão vejamos:

- 2 paus
- saia branca com largas fitas cosidas no cós (que prendados são os pauliteiros)
- meias brancas às risquinhas
- chapéu com flores ou penacho
- fitinhas coloridas (berrantes mesmo) cosidas em todo o fato que simbolizam flores (querem mais gay?)
- colete castanho com uma especie de remendos de renda cosidos nas partes da frente
- camisa branca (é tipo "Aldeia da roupa branca" revisited)
- xaile comprido, florido e berrante



A letra da música: é a coisa mais .... desinteressante que pode haver, como ouvir a Lili Caneças naquelas suas afirmações brilhantes do tipo "Estar vivo é o contrário de estar morto" (milhares de anos de evolução do ser humano para virmos dar a isto!, enfim...):

Laço del D. Rodrigo

Convidaran a D. Rodrigo
A pan y a vino.
Ya carnero por asar:
Cuanto más valia
No lo convidar!

Ainda por cima cantam em castelhano! Mas os totós não percebem que estão a dar aos ignorantes dos turistas mais uma oportunidade de dizerem que Portugal faz parte de Espanha???!! Dá mesmo vontade de lhes bater com os paus e depois "armazená-los" dentro dos donos!

A dança: Resumindo consiste num bando de homens de saias (que não se parecem minimamente com os escocêses, não confundir e ofender os coitados) aos saltinhos e às voltinhas a bater nos paus uns dos outros (aos sorrisinhos, hão-de reparar). A dança parece uma mistura do vira com o malhão mas com paus, e os dançarinos parecem o Esquadrão G, versão saloio do princípio do século XX.



Que me perdoem os habitantes de Miranda do Douro e todos os amantes dos pauliteiros por gozar com a coitada (mesmo coitada) da tradição, mas enfim, achei que devia expressar a minha opinião...

6 comments:

marina said...

"aos saltinhos e às voltinhas a bater nos paus uns dos outros", esta matou-me mesmo!!! ta brilhante!!

:)*************

Anaoj said...

Já nem as pessoas podem brincar com os paus à vontade. Ora esta...

sancie said...

lol
Manata, that's just being plain mean!
Just let the poor men play with sticks all they want :P

********** :D

Topo said...

Infelizmente não existe censura nos blogs, porque o que este teu post merecia era que te metessem num barco daqueles que já vai furado quando parte e nunca chega ao destino.

Anonymous said...

Caríssimo:

É um texto engraçado esse q escreveste.

Acho que te fazia bem conheceres um pouco a cultura Portuguesa e neste caso a da Terra de Miranda. Passarias a encarar de outra forma o nosso pequeno Portugal com tradições que contribuem para um enriquecimento de todo o país.

Se escutarmos o sotaque assumido do Sean Conery com o seu kilt todos achamos mto bonito, mas como são os Mirandeses que ficam lá no norte de Portugal longe de Lisboa, vemos aquilo como algo atrasado...

Vai até Miranda do Douro e depois diz algo.

Topo said...

Sou de Miranda do Douror e passo lá muito tempo. Conheço bem as tradições mirandesas e o que tu precisas é que te metam um desses paus pelo ... acima.